Projecto de conversão de duas casas e um palheiro em complexo de turismo rural, arco da calheta, Ilha da Madeira
A ideia foi sempre manter a imagem do palheiro o mais mais fiel possível aos tempos a que este remonta, passando pela casa mãe já com alguns traços de actualidade
E entrando na casa um com uma outra perspectiva mais actualizada
Mas sempre claro, sem destoar dos nuances do embasamento clássico do meio rural.
Processo de reconstrução de um pequeno palheiro em um magnifico espaço habitacional.
Com todo o seu espaço aproveitado ao pormenor, passa assim do que à primeira vista poderia parecer pequeno, a extremamente acolhedor.
A quantidade de luz natural no seu interior é de se fazer notar assim como a combinação perfeita entre as paredes de pedra e os soalhos e tetos de madeira, trazendo assim para actualidade o melhor dos tempos. Aqui o novo encontra o velho num espaço que podemos perfeitamente chamar de casa, a um palheiro.
Inserida no centro do complexo rural, a casa dois tomava a posição de casa mãe, foi toda recuperada mantendo os traços originais do rústico, fundindo-se assim em extensões de aproveitamentos mais modernos.
O chão em madeira é uma característica iminente neste espaço assim como a generosa quantidade de luz natural presente no seu interior.
Das três casas que configuram este projecto a casa 1 foi a única que foi totalmente demolida.
A casa 1 orgulha-se sobre tudo d seu grande pé direito, com mais de 7 metros, dá uma imensidão de espaço a sua sala de estar serve de propulsor para a expansão da luz natural pela sua escadaria e grande parte da cozinha.
Mais uma vez aqui também se repetem as principais características que ajudam a definir e a destacar este projecto, sendo o chão revestido em madeira e toda a luz natural presente no seu interior